quarta-feira, 12 de maio de 2010

Palavras de D. Roberto

Maio 2010

No dia 17 de abril de 2010 no Auditório do Colégio Salesiano aconteceu a II Assembléia de Pastoral que aprovou as prioridades que conformarão os Programas e Projetos do Plano de Pastoral. A Assembléia é a resultante de um processo de planejamento participativo que partiu das paróquias e comunidades eclesiais passando pelas Assembléias vicariais, envolvendo em cada instância as lideranças das pastorais, movimentos, associações de fiéis, vocações e carismas.
Foram aprovadas três prioridades, uma no âmbito da pessoa, outra no âmbito de comunidade e outra no cenário da sociedade seguindo a metodologia pastoral das Diretrizes de Ação Evangelizadora da CNBB.
A primeira prioridade foi assumir a formação de discípulos-missionários comprometidos com as comunidades, prioridade que se desdobrará em programas e projetos focalizando a iniciação cristã, a formação de evangelizadores e a visita às famílias. A 2ª prioridade assumiu a Pastoral de conjunto, como articulação orgânica nos três níveis: arquidiocesano, vicarial e paroquial, integrando na ação evangelizadora todas as pastorais, movimentos; comunidades focalizando a unidade e eficácia do processo de evangelização na complexidade do mundo urbano. A terceira prioridade assumiu a integração e a coerência da fé com o compromisso político do cristão visando à criação de espaços de reflexão e articulação chamados círculos católicos de ação social e político, alcançando também os grupos de influencia e as categorias profissionais.
Como vemos um plano audacioso e mordente que trata de colocar toda a Igreja Particular em estado permanente de missão obediente ao espírito de Aparecida e em plena comunhão com o sucessor de Pedro.
É hora de celebrar o jubileu da Arquidiocese mergulhando fundo na proposta de construir uma Igreja viva, missionária, misericordiosa e samaritana que vai ao encontro das pessoas e dos sinais dos tempos.
+ Dom Roberto Francisco Ferrería Paz Bispo Auxiliar de Niterói


(www.arquiodioceseniteroi.org.br)

Nenhum comentário: