domingo, 25 de abril de 2010

Palavras de D. Roberto

Abril 2010

Tem-se divulgado que o analfabetismo no Brasil foi reduzido a um 10% da população. Cifra que, no entanto deve ser aumentada com um 24% de analfabetos funcionais (pessoas que não sabem interpretar e compreender um texto simples) o que leva a pensar que quase 35% da população não conseguem decodificar a informação e entender o que é passado nos Meios de Comunicação Social dando um aspecto muito amplo para a manipulação e programação subliminar das pessoas. Mas ainda a maior preocupação é para nós cristãos, o analfabetismo espiritual, pessoas incapazes de transcender o material, descobrindo o sentido da vida; a vocação que nos leva a conhecer, amar e adorar a Deus.
O analfabetismo espiritual nos tolhe da visão do infinito, do horizonte da vida interior, nos reduz a dependência dos sentidos e a fruição de prazeres efêmeros. O analfabeto espiritual vive imerso no ateísmo prático; no egocentrismo, são prisioneiros do ventre segundo São Paulo; incapazes de elevar o seu pensamento e seu coração a Deus.
A maior pobreza e miséria deste mundo é pertencer a multidão dos “sem Deus” porque sem o absoluto ficamos totalmente a deriva, sem bússola, tomados pelo relativismo moral e pelo materialismo hedonista que se equipara a animalidade bruta.
Que na semana da paixão e da misericórdia divina, a cruz bendita possa tocar a alma de tantos irmãos que perderam o rumo, se desviaram do caminho e possam reencontrar como o filho pródigo a casa do Pai; a ternura e a bondade de Jesus o Redentor que derrama seu preciosíssimo sangue para nos libertar e nos restaurar, salvando-nos do vazio e da morte eterna. Glória, Poder e Louvor a Jesus nosso Rei e Senhor!

+ Dom Roberto Francisco Ferrería Paz
Bispo Auxiliar de Niterói

Nenhum comentário: