domingo, 17 de janeiro de 2010

A Voz do Pastor

Janeiro 2010
Vivendo intesamente, na Fé, as celebrações do Mistério da Encarnação Redentora, na rica Liturgia do Natal do Senhor Jesus, adentramos, com o patrocício da Virgem Maria, Mãe de Deus, o Novo Ano da Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo de 2010.
Com as celebrações do dia 1º de Janeiro, a Igreja a um tempo nos coloca diante das alegrias da Maternidade de Maria, Mãe de Deus e nossa, e das responsabilidades de nos dedicarmos, com re-novado ardor, à edificação de um Mundo de Amor e de Paz! São aspectos da nossa vida cotidiana que revitalizam em nosso coração o sentido real da verdadeira ESPERANÇA cristã, aquela "que não nos decepciona, porque o Amor de Deus foi derramado em nossos corações, pelo Espírito Santo que nos foi dado!"(Rom.5,5).
Este mesmo Espírito Santo quer agir mais profundamente em nossa mente, em nosso coração, de modo a nos comprometemos, com maior empenho, em dar testemunho de Jesus Cristo em meio à moderna sociedade pagã. Olhemos para o alto e para a frente ao trilharmos as sendas do Novo Ano, mais empenhados em edificar ao nosso redor, primeiramente, e para lá de qualquer fronteira, espaços luminosos de Amor e de Paz! Não tenhamos medo dos conflitos sociais que levaram tanta angústia e tanta dor a tantos povos, a todos os seguimentos da Sociedade, mas tomemos com força, a força do AMOR, as rédeas do nosso destino, do destino de nossas Comunidades. Não nos furtemos, ao longo de todo este Novo Ano, por razões de acomodação e individualismos, à responsabilidade de semear a Paz por onde nos levarem nossos passos, sempre guiados pelo Espírito Santo de Deus.
Com o Santo Padre Bento XVI, procuremos levar ao coração do maior número de pessoas possível, a certeza de que "é decisão sensata realizar uma revisão profunda e clarividente do modelo de desenvolvimento e também refletir sobre o sentido da economia e dos seus objetivos, para corrigir as suas disfunções e deturpações… As situações de crise que se está atravessando, de caráter econômico, alimentar, ambiental ou social, no fundo são também crises morais e estão todas interligadas." (Bento XVI, Mensagem para o dia 1º).
Estas inspiradas palavras do Santo Padre Bento XVI devem encontrar éco profundo em nossos corações ao iniciarmos o Novo Ano de 2010, levando-nos a uma evangelização mais arrojada e destemida, centrada na Pessoa Divina do Senhor Jesus e na preocupação de salvaguardar os sagrados valores da dignidade humana. É na experiência pessoal, radical, da Pessoa Divina de Jesus que se fundamenta nossa ESPERANÇA no triunfo do Amor sobre o ódia, da Verdade sobre a mentira, da Luz sobre as trevas, da Justiça sobre a iniquidade, da Paz sobre a guerra. Cabe-nos, como Igreja do Senhor, como autênticos católicos, congregados ao redor do Sucessor de Pedro, o Papa Bento XVI, iniciar o Novo Ano com sentimentos de viva Esperança, de um ânimo realista e forte, prosseguindo corajosamente na semeadura dos valores do Reino de Deus e do Evangelho de Jesus Cristo.
Cabe-nos, ainda, a exemplo de Maria Santíssima, a Virgem Fiel, contemplarmos, em adoração, a força do AMOR QUE SE FEZ CARNE PARA NOS SALVAR, ajudando os que pretendem o desaparecimento do Cristianismo da face da Terra a se darem conta do quanto é sempre mais forte no meio do mundo moderno a presença e a atuação silenciosa, humilde, fecunda e cativante d Aquele que afirmou: "Ide, portanto, e fazei que todas as nações, se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-as a observar tudo quanto vos ordenei. E EIS QUE EU ESTOU CONVOSCO TODOS OS DIAS, ATÉ A CONSUMAÇÃO DOS SÉCULOS!" (Mt28,19-20).
Possa a certeza inabalável desta verdade revitalizar toda a Missão envangelizadora de nossa Arquidiocese, neste ano em que celebramos o Jubileu de Ouro de sua criação como Arquidiocese. Terminando esta Mensagem, queridos Irmãos e Irmãs, desejo a todos e a cada um a graça de um FELIZ E ABENÇOADO ANO NOVO!
+ D. Fr. Alano Maria Pena OP
Arcebispo Metropolitano de Niterói

Fonte - http://www.arquidioceseniteroi.org.br/

Nenhum comentário: