domingo, 17 de janeiro de 2010

A Palavra de D. Roberto ...

Janeiro 2010

Desacelere nas Férias ...

Existe um movimento mundial que assume a bandeira da palavra DEVAGAR, e que tenciona conscientizar a população humana da necessidade de diminuir o ritmo de rapidação que devolve o tempo e nos obriga a viver no stress permanente.
A falta de sossego, de parar ou de ficar tranqüilo prejudica seriamente a saúde, perturbando a nossa mente que fica submetida a uma vertigem e um contínuo fruir de imagens efêmeras. Tudo se torna líquido e sua consistência até os relacionamentos e vínculos, pois para amar devemos acolher, escutar, dar atenção e contemplar o mistério de cada pessoa. Por isso nas férias façamos o firme propósito de humanizarmos saindo do ritmo maluco habitual e reaprendamos a andar, olhar, sentir com o coração com a mente pura, tranqüila, repousando no silêncio ativo da criação. Jesus, o Salvador nos convida a repousar Nele, na Sua mansidão, a imitá-lo como poeta que sabe agradecer ao Pai pela beleza das flores, pelas criaturas que regozijam o nosso mundo.
O Papa Bento XVI no Dia Mundial da Paz nos ensina que se quisermos um mundo em paz, devemos preservar o planeta, o que implica um novo olhar, uma visão contemplativa, que se detém na observação cordial e amorosa da criação, que recupera o tempo perdido, e o transforma em Kairós experiência de graça, pois amar é ser habitado por Deus, abrir-se totalmente para Ele.
Que as férias sejam um profundo encontro com nosso Pai, com a criação e todas as pessoas que se aproximarem de nós.
+ Dom Roberto Francisco Ferrería Paz
Bispo Auxiliar de Niterói

Fonte - http://www.arquidioceseniteroi.org.br/

Nenhum comentário: