domingo, 31 de janeiro de 2010

São João Bosco

“Vem, Dom Bosco sonhador, vem conosco caminhar”

Este é o lema que acompanha a peregrinação da Urna com a relíquia de Dom Bosco, pai e mestre da juventude, que teve início no dia 25 de abril deste ano, em Turim (Itália), no mesmo pátio onde ele trabalhou para o bem de tantos adolescentes e jovens – e que continua nos nossos tempos através das presenças salesianas no mundo todo. Dom Bosco visitará o Brasil no período de 16 de novembro de 2009 a 28 de fevereiro de 2010.
No ano em que celebramos o 150º. Aniversário da Fundação da Congregação Salesiana (18 de dezembro de 1859), e em vista da preparação do bicentenário do nascimento do santo dos jovens (16 de agosto de 1815), o Reitor-Mor dos Salesianos, Pe. Pascual Chávez Villanueva, quis partilhar com todos os filhos de Dom Bosco a experiência de encontrar-se “frente a frente com o nosso pai”, experiência esta vivida por ele diante dos restos mortais de Dom Bosco. Também nós somos convidados a viver o mesmo sentimento de alegria filial, quando nos encontrarmos diante da relíquia que percorrerá as casas salesianas espalhadas nos cinco continentes.
A presença da réplica da imagem de Dom Bosco que contém sua relíquia é uma ocasião para assumirmos com as nossas próprias mãos sua vida, imitar sua fé e o seu amor pelo Senhor, e continuar o seu trabalho educativo, evangelizador e missionário com os jovens, especialmente com os mais pobres, escutando seus gritos e atendendo aos seus desafios.
Dom Bosco quer encontrar-se com os meninos, jovens e adultos, em cada casa que acolhe, em cada paróquia que evangeliza, em cada escola que encaminha para a vida, e em cada pátio onde se partilha a amizade e a alegria. Sua imagem nos lembra uma grande verdade: “Dom Bosco está no nosso meio”!
A Família Salesiana quer agradecer e rezar diante de Dom Bosco, fazer memória da missão evangelizadora que começou no Brasil em 1883 e que hoje continua crescendo viva e eficaz diante dos desafios e dos apelos que emergem dos corações juvenis.
Com a peregrinação de Dom Bosco, a Igreja nos oferece a Indulgência Plenária, que é um caminho para purificar nosso coração das ofensas que cometemos contra Deus, e assim nos encontrarmos plenamente com Ele.
Que ao acompanharmos o caminho de Dom Bosco em sua viagem pelo Brasil, possamos descobrir os vários rostos da presença salesiana em nosso país, e que nos deixemos interpelar pelas vozes de tantos jovens que querem ter vida e vida plena.
O Reitor-Mor nos oferece o sentido profundo desta peregrinação:
“Depois da feliz experiência vivida com a peregrinação da relíquia de São Domingos Sávio e também das inúmeras manifestações de apreço que chegaram até nós, pensei o quanto seria maravilhoso e importante levar o nosso querido Dom Bosco a todos os países nos quais nós trabalhamos e oferecer a tantos jovens e às suas famílias a possibilidade de senti-lo mais de perto. A peregrinação nos remete ao Capítulo Geral 26, no qual vivemos a experiência de retornar a Dom Bosco para ir ao encontro dos jovens, construindo uma história de salvação e de santidade”.

Itinerário da Urna de Dom Bosco no Brasil
Escrito por Administrator
Sex, 13 de Novembro de 2009 19:25
O primeiro itinerário internacional da peregrinação da Urna de Dom Bosco está sendo feito na região salesiana América Cone sul. O Chile foi o primeiro país a receber a urna no período de 02 à 18 de julho, de lá a peregrinação passou pela Argentina, Uruguai e Paraguai, onde foi enviada para o Brasil no dia 15 de novembro de 2009.
A Urna fica no país até o dia 28 de fevereiro, quando segue para Caracas, capital da Venezuela.

Veja o itinerário da urna de Dom Bosco no Brasil abaixo:

Inspetoria Salesiana São Pio X - Porto Alegre (16/11/2009 a 02/12/2009)
Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora - São Paulo (03/12/2009 a 19/12/2009)
Inspetoria São João Bosco - Belo Horizonte (19/12/2009 a 05/01/2010)
Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório - Campo Grande (06/01/2010 a 20/01/2010)
Inspetoria São Luís Gonzaga - Recife (21/01/2010 a 07/02/2010)
Inspetoria Salesiana Missionária da Amazônia - Manaus (08/02/2010 a 28/02/2010)

(http://www.dombosconobrasil.com.br/)

Nenhum comentário: