sábado, 12 de dezembro de 2009

O nosso Vigário...

Padre Rafael Costa

Pe. Rafael assumiu como Vigário na nossa Paróquia no dia 1º de dezembro de 2009, e o jornal de nossa paróquia, Jornal Sal e Luz, fez uma entrevista com o nosso novo vigário no mês de janeiro/2010.
(abaixo a entrevista, na íntegra)



SAL e LUZ: Conte-nos sucintamente a sua caminhada na Igreja Católica, antes da sua entrada no Seminário.

Padre Rafael:
Bem, posso dizer que minha caminhada na Igreja começou quando iniciei meu curso de preparação para a Crisma e a entrada no grupo de jovens da Paróquia São Pedro de Alcântara, em São Gonçalo, no ano de 1997. Depois comecei a participar de muitas coisas como: grupo de oração, liturgia, teatro, etc., até a minha entrada no seminário em 2000. Foi um tempo muito intenso, de muitas graças onde pude aprender a amar a Deus e à Virgem Maria.

SAL e LUZ: Conte-nos sobre sua família, seus pais, seus irmãos.

Padre Rafael:
Minha família não é muito numerosa. Tenho ainda meus pais junto de mim, acompanhando minha caminhada e tenho um irmão mais velho que já casou e tem um lindo filho. Graças à infinita misericórdia de Deus, hoje todos nós caminhamos no seguimento de Jesus.

SAL e LUZ: Padre Rafael, sabemos que o chamado de Deus é irresistível. Existem belas histórias sobre o chamado para o sacerdócio. Conte-nos quando e como o senhor sentiu-se chamado para ser um de seus “operários”?

Padre Rafael:
O chamado que Deus me fez ocorreu no final do ano de 1998, numa Santa Missa. Nesse dia foi quando pela primeira vez veio à minha mente o questionamento sobre Vocação Sacerdotal. Depois deste dia, digo que Deus teve que fazer todo um trabalho para seduzir meu coração e conquistá-lo para que ele fosse só d’Ele! E que bom que isso aconteceu... Muito Deus falou e mostrou até o dia em que diante do Sacrário decidi procurar o Seminário. E como Deus queria, muito logo entrei para o Seminário.

SAL e LUZ: O senhor tem um lema, uma máxima que o senhor segue na sua vida sacerdotal?

Padre Rafael: Sim. “Basta-te a minha graça, pois é na fraqueza que a força manifesta todo seu poder”(2Cor 12,9)

SAL e LUZ: Sabemos que um dos trabalhos mais difíceis da nossa Igreja é congregar os jovens, o futuro dos paroquianos. Por ser o senhor tão jovem, poderia executar essa difícil tarefa?

Padre Rafael:
Uma das coisas que trago no coração e creio firmemente que isso vem de Deus, é o trabalho com os jovens. Certamente, o trabalho com os jovens será o que mais me consumirei e me dedicarei, pois sei a importância da juventude, não só para a Igreja, mas para toda a sociedade, e também por vê-los muitas vezes perdidos num mundo tão envolto em trevas. Serei jovem com os jovens e assim tentarei atraí-los para Jesus e, assim, fazer com que eles possam sentir o que sinto no coração por ser um jovem que conheceu a Deus, a alegria verdadeira.

SAL e LUZ:Quais são as suas expectativas para o seu trabalho sacerdotal na nossa comunidade. O que o senhor espera dos seus paroquianos?

Padre Rafael:
Minha expectativa é a expectativa que creio ser de Deus: ver homens e mulheres que desejam buscar a Santidade a todo custo não importando o que tenha que sofrer ou passar para isso. É isso o que eu espero dos paroquianos, que juntos possamos nos santificar: eu a eles e eles a mim, para fazer Jesus mais amado e adorado por todos em Cabo Frio.

SAL e LUZ: A nossa Paróquia é muito grande, tem sete comunidades. Com a sua chegada e juntamente com o Monsenhor Valdir, será possível aumentar a freqüência das Missas que nessas comunidades são celebradas?

Padre Rafael: Creio eu que, com certeza, faremos o que estiver ao nosso alcance para tentar fazer com que o povo de Deus tenha mais contato com Jesus Eucarístico e conosco, sacerdotes. E isso com certeza inclui uma maior freqüência de Missa nas comunidades.

SAL e LUZ: Embora tenhamos pouco tempo de convivência, notamos duas características marcantes da sua personalidade, a saber: a humildade e a sua dedicação total a seu trabalho sacerdotal. Fale-nos um pouco sobre isso!

Padre Rafael:
Tudo que temos e somos de bom é dom de Deus. Procuro ser o que Jesus quer que eu seja enquanto Sacerdote. Primeiro, ter a certeza que tudo que recebi não é meu, mas para o serviço por amor a Deus e pela salvação das almas, por isso não pode passar em nenhum momento na minha cabeça quer algo é mérito meu, tudo é de Deus e toda a glória a Deus. Depois, se me tornei sacerdote é para doar toda minha vida, todo o meu tempo para que as pessoas encontrem a Deus, até por que sei tudo que tenho para dar ainda é muito pouco. Desta forma, não me pouparei em nada para que Jesus seja amado.

SAL e LUZ: Como é de costume ao final de nossas entrevistas, pedimos que o senhor deixe uma mensagem para os nossos leitores.

Padre Rafael:
Gostaria de dizer para todos que a coisa mais importante em nossas vidas é ter em nossos corações o Amor de Deus. Buscamos tantas coisas, tantas satisfações pessoais, e esquecemos que o que nos torna verdadeiramente felizes é o amor que Jesus quer nos dar todos os dias de nossas vidas. Contem comigo para que esse amor possa ser algo que cure os vossos corações. Que neste novo ano que vai se iniciar peçamos a Deus que nossa Cabo Frio possa encontrar o amor que não acaba e que não decepciona, o AMOR DE DEUS. Deus abençoe a todos e que a Virgem da Assunção nos proteja sempre.
(entrevista de Carlos César - Jornal Sal e Luz, nº95)

3 comentários:

Anônimo disse...

Um grande homem de Deus. Um amigo. Com certeza, um anjo que Jesus me enviou para me afagar nos momentos das minhas aflições, dos meus momentos de perda do meu querido Pe Manuel Cruz.
Pe Rafael, te amamos.
Suzana e Emanuelle. Maricá - RJ

Anônimo disse...

Que saudades Padre Rafael, nós o amamos. Assim que eu voltar a andar irei à Cabo Frio lhe visitar.
Que Padre abençoado e iluminado!
Deolinda - Maricá - Rj

Unknown disse...

Pe Rafael, obrigada por tua presença em nossa cidade no último dia 07. Brevemente iremos visitá-lo.
Deus lhe abençoe sempre!
Abraço saudoso, com carinho enorme. Suzana e Emanuelle. Maricá-RJ