O Monsenhor Valdir assumiu a nossa paróquia no dia 6 de agosto de 2009, e o jornal de nossa paróquia, Jornal Sal e Luz, fez neste mesmo mês uma entrevista com o nosso novo pároco.
(abaixo a entrevista na integra)
SAL e LUZ: Monsenhor Valdir, inicialmente gostaríamos que o senhor contasse um pouco da sua história. Onde nasceu, sua idade, etc.
MONSENHOR VALDIR: Como toda família nordestina, quase sempre numerosa, a minha não foi diferente. Tenho sete irmãs e três irmãos, todos casados. Nasci na cidade de Sobral, no Ceará, no dia 16 de setembro de 1963. Alegro-me de ser desta cidade, com tantas personalidades importantes. A minha ordenação Sacerdotal aconteceu em 29 de junho de 1996, na Arquidiocese de Niterói
SAL e LUZ: Toda história de um sacerdote tem uma bela preparação. Como aconteceu o seu chamado ao Sacerdócio?
MONSENHOR VALDIR: Guardo na memória o Monsenhor Aluísio Pinto, sempre dedicado nas funções de diretor e zeloso no seu Ministério Presbiteral. Na escola onde estudava (Escola Profissional São José - SE) prezava por lecionar Ensino Religioso. Nas aulas, nos falava insistentemente da necessidade de Sacerdotes. Com o passar do tempo, comecei a perceber que era verdade. Mas tarde, após vários questionamentos, resolvi deixar tudo (sonhos, projetos pessoais, etc) para atender ao apelo do Senhor Jesus.
SAL e LUZ: O senhor será Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, Vigário Episcopal Lagos e Provigário Geral da Arquidiocese de Niterói. Poderia, em poucas palavras, explicar estas funções?
MONSENHOR VALDIR: A palavra Pároco tem origem grega e significa aquele que habita no meio do povo (rebanho) e o alimenta como pastor. Este é aquele que orienta e que conduz uma comunidade a ele confiada pelo Bispo. A palavra Vigário vem do latim (aquele que substitui alguém, faz as vezes de outro). Assim, Vigário Episcopal se entende aquele que é delegado pelo Bispo para colaborar na administração pastoral de uma certa região da Arquidiocese (aqui denominada Vicariato Episcopal da Região dos Lagos). Diferenciando, o Provigário Geral é aquele que é anterior ao Vigário Geral (na ausência deste e do Bispo). Devido à necessidade de uma autoridade representativa, ele assume sua função.
SAL e LUZ: Que Padre o auxiliará nos serviços de nossa Paróquia?
MONSENHOR VALDIR: Alegro-me de ser auxiliado pelo já conhecido e estimado por todos (de modo especial, por esta comunidade), o caríssimo Padre Gerson.
SAL e LUZ: O senhor conhece a comunidade de Cabo Frio? Qual é a sua expectativa para a condução de nossa Paróquia?
MONSENHOR VALDIR: Esta comunidade tem fortes raízes cristãs. Povo atuante e de Fé madura! Ao tomar a missão de Pastor, nesta Paróquia, faço-o com alegria, espírito de serviço. Sentido de partilha e atitude de corresponsabilidade.
SAL e LUZ: A Paróquia de Nossa Senhora da Assunção possui uma rede de comunicação, que atinge as várias formas e instrumentos: Rádio, Jornal, Site e Produtora de WEB e TV (programas diários em três canais e transmissão ao vivo de missas semanais em dois destes). Quais as suas expectativas para este trabalho?
MONSENHOR VALDIR: O Santo Padre, em sua última mensagem aos Comunicadores, demonstra a importância dos jovens para este mundo desafiador. “A vós, jovens, que encontrais quase espontaneamente em sintonia com estes novos meios de comunicação , compete de modo particular a tarefa da evangelização deste ‘continente digital". Vejo os instrumentos como um subsídio privilegiado para o anúncio da Boa Nova (sermos discípulos missionários). Sei quanto é necessário e vamos fazer uso destes instrumentos, como tantos outros.
SAL e LUZ: O senhor tem alguma diretriz que norteia seu trabalho e possa adiantar para a nossa comunidade?
MONSENHOR VALDIR: Trabalho afinado com o Magistério da Igreja e as Diretrizes Pastorais de nossa Arquidiocese. Dizia um autor desconhecido: “prefiro errar com o Bispo do que acertar sem ele”. Vejo nesta locução os seus valores e o quanto devemos ser fiéis às expressões da Igreja no Mundo.
SAL e LUZ: Gostaríamos que o senhor deixasse uma mensagem para os nossos leitores e seus futuros paroquianos.
MONSENHOR VALDIR: Caríssimos irmãos e irmãs: como Presbítero que assumo esta Paróquia em Cabo Frio, quero afirmar a minha amizade presbiteral. E, tenham a certeza de que a dedicação, disponibilidade, oração e abertura proporcionará a todos católicos e, ainda, aqueles que não participam da nossa vivência de Fé, um espaço de diálogo, a certeza do acolhimento, a verdade e a justiça nas nossas relações humanas.
(entrevista de Carlos César - Jornal Sal e Luz, nº90)
Nenhum comentário:
Postar um comentário