domingo, 23 de maio de 2010

Jubileu da Arquidiocese

No dia 22 de maio, a Arquidiocese de Niterói comemora o Jubileu de Ouro, no Ginásio Dom Bosco do Colégio Salesiano, às 09:30h, em Santa Rosa, Niterói. O Arcebispo Metropolitano, Dom Frei Alano Maria Pena, OP, presidirá a celebração eucarística e concelebrará com o Bispo Auxiliar, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz.
Nesta cerimônia, a Cúria festeja com os paroquianos e os sacerdotes do Vicariato Episcopal de Niterói, Vicariato Episcopal Alcântara, Vicariato Episcopal Lagos, Vicariato Episcopal Região Oceânica, Vicariato Episcopal Rural e Vicariato Episcopal São Gonçalo, este momento histórico e a consolidação do trabalho apostólico e itinerante da Igreja de Cristo.
Também acontecerá o lançamento do livro “Arquidiocese de Niterói Jubileu de Ouro” do historiador e professor, Salvador Mata e Silva, que escreveu neste projeto, uma pequena bibliografia dos Arcebispos Dom Antônio de Almeida M. Junior (1960-1979); Dom José Gonçalves da Costa, C.S.S.R. (1975-1990); Dom Carlos Alberto Etchandy Gimeno Navarro (1990-2003) e Dom Alano.


CARTA circular do Jubileu de Ouro

Niterói, 1° de março de 2010
Caríssimos Irmãos Presbíteros, Diáconos permanentes, Religiosos e Religiosas, Leigas Consagradas, Seminaristas e Fiéis Católicos de todas as nossas Paróquias e Capelas,
Seja louvado Nosso Senhor Jesus Cristo!
Com grande alegria S. Excia. Dom Roberto Francisco e eu dirigimos a todos vocês esta Mensagem convocatória para as festivas celebrações do Jubileu de Ouro da criação da nossa Arquidiocese de Niterói.
Há 50 anos o saudoso Papa, beato João XXIII, pela Bula Pontifícia “Quandoquidem Verbis”, de 26 de março de 1960, elevava a então Diocese de Niterói a Arquidiocese, criando, também, uma nova Província Eclesiástica, integrada pelas Dioceses de Petrópolis, Campos dos Goytacazes e Nova Friburgo.
Estas celebrações jubilares devem oferecer-nos, a todos nós que pertencemos à Arquidiocese de Niterói, uma especial ocasião de recolher na memória todo um caminho de evangelização, conduzido por fiéis e dedicados pastores, com a generosa colaboração de presbíteros, diáconos, religiosos e fiéis leigos engajados na pregação do Reino em nossa região. Evocamos com emoção as venerandas figuras dos três primeiros Arcebispos: Dom Antônio de Almeida Moraes Júnior, Dom José Gonçalves da Costa, CSsR, e Dom Carlos Alberto Etchandy Gimeno Navarro. Uma história de graça, de fidelidade, de alegria e entusiasmo pastoral. Uma história também marcada pelas sombras do pecado, dos limites e fragilidades humanas. Uma história de uma Igreja santa e pecadora. Uma história em que a graça de Deus veio semeando conversões e vitórias, conquistas pastorais e implantação de pastorais e movimentos cheios de vitalidade e de esperança. E neste contexto podemos destacar, com ação de graças e louvor, a consolidação do nosso Seminário Arquidiocesano de São José e a instalação do nosso Instituto Filosófico-teológico no mesmo Seminário, marcado pela firme orientação tomista.
A memória desta caminhada de 50 anos, porém, não pode reduzir-se a um mero “recordar fatos e pessoas”. O Jubileu é sempre, na perspectiva bíblica, o tempo de retomar um caminho de vida com renovadas perspectivas, um “relançar as redes”, diríamos, nas águas mais profundas do “hoje” de nossa realidade eclesial, dinamizando a ação evangelizadora rumo ao “amanhã” que vem vindo com todos os seus desafios e expectativas.
Neste sentido, convém destacar a importância da 2ª Assembleia Arquidiocesana que se realizará em 17 de abril vindouro, e que nos oferecerá o Plano de Pastoral Arquidiocesano para os próximos anos.
Caríssimos Irmãos e Irmãs, não é difícil perceber como estas celebrações jubilares fazem apelo a um intenso clima de renovação espiritual, pelo estudo da Palavra de Deus, sua meditação e pela oração.
Determinamos, por isso, que a partir de agora, em todas as nossas Paróquias, Capelas e Comunidades, especialmente no final das Missas dominicais, seja rezada a Oração para o Jubileu de Ouro da Arquidiocese.
Determinamos, ainda, que todas as pastorais e movimentos, especialmente o Setor da Juventude, sejam motivados a refletir sobre o sentido de “retomada intensa” da missão evangelizadora que está presente no coração do Jubileu.
Divulgue-se ao máximo o Logotipo do Jubileu e seja divulgado também o Hino do Jubileu, cuja letra devemos ao talento de nosso prezado Mons. João Alves Guedes e cuja música devemos ao inspirado músico Dr. Anderson Borges, da Paróquia S. Judas, em Icaraí.
Na linha de uma conversão espiritual mais profunda, determinamos a divulgação de uma especial INDULGÊNCIA PLENÁRIA, que será solicitada ao Santo Padre, para os fiéis que tendo se confessado e participado da Comunhão Eucarística, ofereçam as preces do Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai nas intenções do Santo Padre. O período para esta Indulgência irá até ao dia 22 de Maio, data das celebrações litúrgicas do jubileu.
Como o dia 26 de março, data do Jubileu de Ouro de nossa Arquidiocese, cai em plena Quaresma, julgamos oportuno, pastoralmente, transferir as celebrações para o Tempo Pascal, de júbilo e de festa, tendo ficado determinada a data de 22 de maio, Vigília do Domingo de Pentecostes.
Imploramos à Virgem Auxiliadora, nossa Padroeira, juntamente comSão João Batista, que nos obtenham de Deus a graça de uma intensa renovação espiritual na preparação e celebração do jubileu de Ouro, de modo a sermos uma Igreja viva, fiel ao Senhor Jesus, fiel ao Magistério do Bispo de Roma e em total comunhão com ele.
Concluímos determinando que em todas as Paróquias, Capelas e Comunidades se celebre, com unção e fervor, o Tríduo preparatório para a celebração litúrgica do Jubileu, de acordo com o texto que será logo enviado a todos.
Com fraterna estima, enviamos a todos uma especial bênção,
Em Cristo Jesus, nossa Vida,
+Dom Frei Alano Maria Pena OPArcebispo Metropolitano de Niterói
+Dom Roberto Francisco Ferrería PazBispo Auxiliar de Niterói



Oração para o Jubileu de Ouro
da Arquidiocese de Niterói


Deus de amor e de infinita bondade, Senhor e doador de tudo o que temos e somos, a Vós erguemos nossos corações reconhecidos, para expressar-Vos nossa imensa gratidão pelas inúmeras graças e dons espirituais concedidos à nossa Arquidiocese ao longo destes 50 anos! Nosso hino de louvor, Pai Santíssimo, sobe até ao Vosso Divino Coração, recolhendo a memória do caminho evangelizador conduzido com zelo e edificante dedicação pelos três primeiros arcebispos, com a colaboração de tantos sacerdotes, religiosos, diáconos e consagradas, leigos e leigas, para a glória do Vosso Nome e o bem de tantas almas. Nosso hino de louvor, ó Pai de infinita Bondade, sobe até ao vosso Divino Coração para bendizer-Vos e implorar-Vos a graça de uma profunda renovação de nossos corações, neste Jubileu, a fim de nos tornarmos discípulos verdadeiramente missionários, apaixonados por vosso Filho, Jesus Cristo e conduzidos pelo vosso Santo Espírito na realização de uma corajosa e ardente missão evangelizadora em nosso meio. Pelas mãos da Virgem Auxiliadora e de São João Batista, padroeiros de nossa arquidiocese, depositamos em vosso Divino Coração todas as nossas intenções e necessidades, confiantes na vossa infinita misericórdia.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
AMÉM.

Nenhum comentário: