segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Cátedra de São Pedro


Os antigos romanos honravam a memória dos mortos e comiam junto de suas tumbas, ao redor de sua "cátedra" (cadeira reservada ao defunto para significar que estava presente no banquete). A partir do século IV, os crsitãos começaram a honrar uma "cátedra" muito mais espiritual : a de São Pedro, chefe da Igreja de Roma.
A Cátedra de Pedro ou Cadeira de São Pedro (Cathedra Petri em latim) é uma relíquia católica, conservada na Basílica de São Pedro em Roma, dentro de um compartimento de bronze projetado e construído por Gian Lorenzo Bernini entre 1647 e 1653, que possuí a forma de uma cadeira. Os católicos celebram a Cátedra de Pedro no dia 22 de fevereiro.
A cadeira de um bispo é uma cathedra; a cathedra na Basílica de São Pedro foi outrora utilizada pelos papas. Alguns historiadores afirmam que a cadeira foi utilizado pelo próprio São Pedro, outros porém, afirmam que na realidade ela foi um presente de Carlos II de França ao Papa Adriano II em 875.
Esta cadeira de madeira encontra-se lacrada em um compartimento de bronze de Gian Lorenzo Bernini, pois na Idade Média foram foram construídos diversos relicários com a intenção de proteger as respectivas relíquias. Os relicário possuí um painel com estofos padrão com um baixo-relevo de Cristo dando as chaves do céu a Pedro. Diversos anjos estão em torno do painel, em baixo há uma assento almofadado de bronze vazio: a relíquia está dentro. O relicário de Bernini é uma fusão da arte Barroco, escultura e arquitetura ricamente policromada, manipulando efeitos de luz.
Na Bíblia em Mateus 16,18-19, Jesus fala para Pedro: "Tu es Petrus et super hanc petram aedificabo Ecclesiam meam et portae inferi non praevalebunt adversum eam. et tibi dabo claves regni cælorum et quodcumque ligaveris super terram erit ligatum in cælis et quodcumque solveris super terram erit solutum in cælis." ("Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja as portas do inferno nunca prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus e o que ligares na terra será ligado nos céus. E o que desligares na terra será desligado nos céus"), esta frase está inscrita na cúpula em cima do relicário, sendo ambos vistos como símbolos da autoridade do Papa.

Nenhum comentário: