quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Pastoral da Criança - Zilda Arns

"... era uma mãe para o Brasil"

A morte da sanitarista e pediatra Zilda Arns, vítima do terremoto que abalou algumas cidades do Haiti, deixou o Brasil em estado de choque. O arcebispo da Paraíba e presidente do Conselho Diretor da Pastoral da Criança, Dom Aldo di Cillo Pagotto, interrompeu um congresso eclesial que realizava em João Pessoa quando soube de sua morte. Zilda foi a fundadora da Pastoral de Criança e mantinha contato constante com a entidade. O religioso lamentou a morte da sanitarista e lembrou o fato de ela ter sido indicada ao Prêmio Nobel da Paz.
"O bem-estar das nossas crianças foi a preocupação que regeu a vida dessa batalhadora que chegou a ser indicada ao Prêmio Nobel da Paz. Humanitária, preocupou-se também com o outro extremo da nossa vida terrestre: as pessoas idosas, sendo fundadora da Pastoral que atende a esse público", disse Dom Aldo Pagotto, que classificou-a como uma mãe para o país.
"Ficará guardado na nossa memória, eternamente, aquele sorriso aprazível, de carinho, de conselheira, de mãe. Foi isso que Dra. Zilda foi: uma mãe para todos os brasileiros", afirmou o arcebispo.

Geraldo Majella Agnelo, arcebispo primaz do Brasil - Cofundador da Pastoral da Criança, o arcebispo primaz do Brasil, cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo diz que a morte deve ser encarada como testemunho de uma vida dedicada ao próximo. "Não é que ela desejasse morrer desse modo, mas, estando acolhida agora na mão de Deus, terá aceitado", disse. "Ela morreu no posto de trabalho, no testemunho de sua vida."

Paulo Evaristo Arns, cardeal, irmão de Zilda Arns - O cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, de 88 anos, recebeu com tristeza e serenidade a notícia da morte da irmã Zilda Arns no Haiti, de acordo com a freira Devanir. "Ele disse que é uma morte que surpreende, mas é uma morte bonita porque ela morre no cumprimento de uma causa que sempre acreditou", lembra Devanir. A irmã lembra que, no começo de dezembro, Zilda esteve com o cardeal e eles conversaram sobre a importância dessa viagem ao Haiti.

Zilda Arns Neumann tinha 75 anos, era médica pediatra e sanitarista, fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa. Ela era representante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), do Conselho Nacional de Saúde e membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES). Ela nasceu em Forquilhinha (SC) e morava em Curitiba.

Nenhum comentário: