quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Bênção dos Pálios

Seguindo uma centenária tradição, Bento XVI benzeu hoje, na capela Urbano VIII, dois cordeiros brancos na memória litúrgica de Santa Inês. Um dos cordeiros vai enfeitado com flores brancas, símbolo da virgindade da Santa, e outro com flores vermelhas, símbolo do seu martírio. Os cordeiros vieram da Basílica de Santa Inês e foram trazidos pelos cônegos regulares de Santo Agostinho aos quais a antiga igreja está confiada.
Santa Inês, cujo nome latino (Agnes) se associa à palavra em Latim para cordeiro (agnus), está enterrada na basílica a ela dedicada, na Via Nomentana em Roma, e é para lá que são levados os cordeiros após a bênção papal.
A lã dos animais será empregue na confecção dos pálios (faixa de lã branca com seis cruzes pretas de seda) é uma insígnia litúrgica de honra e jurisdição empregada pelo Papa e pelos arcebispos metropolitanos nas suas igrejas e nas igrejas de suas províncias eclesiásticas.
O rito da imposição do pálio aos arcebispos metropolitanos será realizado pelo Santo Padre no dia 29 de junho, data em que haverá a solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo.










Nenhum comentário: