segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Santos Inocentes Mártires...

28 do dezembro

O dia de hoje se comemora as Crianças Inocentes que o cruel Herodes mandou matar.
Conforme destaca o Evangelho de São Mateus, Herodes chamou os Sumos Sacerdotes para lhes perguntar em que lugar exato ia nascer o rei do Israel, que os profetas haviam anunciado. Eles lhe responderam: "Tem que ser em Belém, porque assim o anunciou o profeta Miquéias dizendo: "E você, Belém, não é a menor entre as cidades de Judá, porque de ti sairá o chefe que será o pastor de meu povo de Israel" (Miq. 5, 1).
Então Herodes se propôs averiguar exatamente onde estava o menino, para depois mandar a seus soldados a que o matassem. E fingindo disse aos Reis Magos: - "Vão e averiguem a respeito desse menino, quando o encontrarem retornam e me informam isso, para ir eu também a adorá-lo".
Os magos se foram a Belém guiados pela estrela que lhes apareceu outra vez, ao sair de Jerusalém, e cheios de alegria encontraram ao Divino Menino Jesus junto à Virgem Maria e São José; adoraram-no e lhe ofereceram seus presentes de ouro, incenso e mirra. Em sonhos receberam o aviso divino de que não voltassem para Jerusalém e retornaram a seus países por outros caminhos, e o pérfido Herodes ficou sem saber onde estava o recém-nascido. Isto o enfureceu até o extremo, por isso rodeou com seu exército a pequena cidade de Belém, e deu a ordem de matar a todos os garotinhos menores de dois anos, na cidade e arredores.
O próprio evangelista São Mateus afirmará que nesse dia se cumpriu o que tinha avisado o profeta Jeremías: "Uma gritaria se ouça em Ramá (perto de Belém), é Raquel (a esposa de Israel) que chora a seus filhos, e não quer consolar, porque já não existem" (Jer. 31, 15).
A festa de hoje também é um convite a refletirmos sobre a situação atual desses milhões de "pequenos inocentes": crianças vítimas do descaso, do aborto, da fome e da violência. Rezemos neste dia por elas e pelas nossas autoridades, para que se empenhem cada vez mais no cuidado e no amor às nossas crianças, pois delas é o Reino dos Céus. Por estes pequeninos, sobretudo, é que nós cristãos aspiramos a um mundo mais justo e solidário.


Santos Inocentes, rogai por nós!

domingo, 27 de dezembro de 2009

Sagrada Família

Feliz a Família que ama o Senhor!

Ao participar da Família de Nazaré e nela aprender os valores humanos e religiosos de seu tempo, Jesus valoriza o papel da família. O espaço familiar, iluminado pela fé, torna-se ambiente propício para se viver os valores do Reino: compreensão, união, perdão e comunhão.
Inspirados pelo exemplo da Sagrada Família,
busquemos viver os valores cristãos em nossos lares!

A Santa Missa das 8h30m foi presidida pelo nosso Arcebispo D. Alano Maria Pena, OP, concelebrada pelo nosso Pároco Monsenhor Valdir e auxiliada pelo Diácono Arley. Abaixo, fotos da celebração.


sábado, 26 de dezembro de 2009

Santo Estêvão

O Primeiro Mártir
(26 de dezembro)

Eis aquele que testemunhou o Cristo, sendo o primeiro dos mártires: Santo Estêvão! Tinha por arma a caridade. Por amor a Deus não recusou a hostilidade que sofreu, e pediu perdão ao Senhor por aqueles que o apedrejavam. A caridade vivida na prática por Estêvão, até o fim de sua vida, mostra-nos que ela é fonte e origem de todo o bem e da salvação. O testemunho de nossa fé também há de ser orientado pela prática da caridade para com todos, principalmente com os mais pobres.

Santo Estêvão, ajudai-nos a praticar o bem e a caridade!

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo

"A Palavra habitou no meio de nós"

O Natal começou com a Palavra de Deus, que se aproximou de nós com amor, para nos trazer a verdadeira paz. Do coração misericordioso do Pai brotou seu Filho único, que veio até nós como Palavra viva e encarnada.Jesus não apenas anuncia a Palavra de Deus! Ele, em seu próprio ser, é a Palavra eterna do Pai, através da qual tudo foi criado e redimido. Quem acolhe a Palavra de Deus, acolhe Jesus.Diante dessa criança divina, tivemos quatro santas celebrações. Durante as quatro semanas do Advento, nossa Paróquia preparou-se para a chegada do Menino Jesus. No dia 24 de dezembro de 2009 a celebração foi presidida pelo nosso pároco Mons. Valdir, concelebrada pelo Pe. Rafael, auxiliada pelos diáconos Arildo e Arley. No dia 25 a celebração das 9h foi presidida pelo Monsenhor Valdir; a das 18 horas foi presidida por D. Roberto Francisco Ferreria Paz, Bispo Auxiliar da nossa Arquidiocese, concelebrada pelo nosso pároco; e a das 20h presidida pelo Pe. Rafael, nosso vigário.

Fotos - Missa do dia 24 de dezembro















Fotos - Missa 25 dezembro - 18h






















Fotos - 25 dezembro -Missa 20h














segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Solenidade da Imaculada Conceição de Maria


No dia 8 de dezembro, dia Santo de Guarda da Igreja, celebramos a Conceição Imaculada de Maria! A Mãe de Jesus. Concebida sem o Pecado Original, pois escolhida para ser a Mãe de Deus, a Mãe do Salvador do mundo. Nossa Paróquia, com muita alegria festejou tão grande mistério e amor de Deus. Na ocasião o padre Dé, pároco da Paróquia de São Judas Tadeu, São Gonçalo, presidiu, convidado pelo nosso pároco Monsenhor Valdir, uma missa solene alusiva a data. O padre Dé ficou muito emocionado, uma vez que naquela data comemorava 20 anos de sua Ordenação Sacerdotal. Como a Missa foi realizada numa terça-feira, dia que a nossa Paróquia ministra a bênção de Santo Antônio e distribui os pães abençoados, o padre Dé abençoou os pãezinhos. Vejam algumas fotos desta Celebração.

Procissão de Entrada da Celebração...











Diácono Arildo, Pe. Dé e nosso Pároco, Monsenhor Valdir

A Celebração foi presidida por Pe. Dé.

A Assembléia... Os MESCS...
O grupo de canto: Cristo em Voz...

Nesta oportunidade, Monsenhor Valdir entrega, em nome da Paróquia,
um presente a Pe. Dé pelos seus 20 anos de Ordenação Sacerdotal.

Ao final... A bênção de Santo Antonio, como de costume, às terças-feiras...




Fotos e texto de Carlos Cesar

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

CAPELA SÃO FRANCISCO

Bairro - Centro
Ministra - Aparecida Grego

Atividades da Capela:
Segunda-feira - 19h - Celebração da Palavra
Terça-feira - 19h30m - Oração em casa de família
Terça-feira - 18h - 1ª Terça-feira do mês - Reunião do Conselho
Quinta-feira - 14h - Ação social – obra do berço
Sexta-feira - 15h - Terço da Misericórdia – na igreja histórica
Sábado - 16h - Reunião de formação para novos Franciscanos
Domingo - 8h - 3º Domingo do mês – Reunião da Fraternidade

Via Sacra – (durante a Quaresma - todas as segundas-feiras às 18h30m)
Organização da procissão de Nossa Senhora das Dores – na Sexta-Feira da Paixão
Tríduo das Chagas de São Francisco – 14,15 e 16 de setembro
Dia 17 Santa Missa das Chagas de São Francisco
Tríduo
nos dias 01,02 e 03 de outubro
Dia 4 de outubro dia do Padroeiro - Santa Missa seguida da Bênção dos animais.









CAPELA SÃO BENEDITO

Bairro - Passagem
Coordenadora - Angélica

Atividades da Capela:
Quarta-feira - 16h - Legião de Maria
Quarta-feira - 19h30m - Celebração da Palavra e Louvor
Quarta-feira - 20h30m - Grupo Testemunho Vivo - RCC
Quinta-feira - 19h30m - Santa Missa – 2ª Quinta-feira do mês

Via Sacra – na Quaresma
Novena de Pentecostes
Tríduo
nos dias 02,03 e 04 de outubro e no dia 5 de outubro dia do Padroeiro - Santa Missa seguida de procissão pelas ruas próximas à capela
Novena de Natal – realizada antes de iniciar a novena na Matriz