...e da nossa Padroeira
Da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção de Cabo Frio, não se conhece a data de sua criação canônica. É, porém, certo que tenha surgido com o aldeamento que Constantino Menelau realizou em terras da Capitania de São Tomé, descobertas, em 1503, por Américo Vespúcio, habitadas por índios Tamoyos, logo após ter expulsado os franceses, holandeses e ingleses que invadiam as costas do sul do Brasil, pelos negócios de pau Brasil, estabelecendo ali, a 13 de novembro de 1615, os alicerces da povoação que ele denominou de ‘Santa Helena”, e é hoje Cabo Frio.
Naquela mesma data, iniciava ele a construção de uma igreja, destinada a ser Matriz sob o patrocínio de Santa Helena, cujo orago o povo mudou quando se levantou o novo Templo para Nossa Senhora da Assunção, cuja imagem, ainda hoje é venerada na Matriz. Segundo a tradição, foi a 3ª imagem, que sob a invocação de Nossa Senhora da Assunção, chegou ao Brasil trazida de Portugal por Frei Agostinho Santa Maria (a primeira imagem viera em 1551 para Pocinhos, Paraíba e a segunda para Camamu, Bahia). O novo Templo deve ter sido construído antes de 1686, pois neste ano já o visitava o Bispo D. José de Barros Alarcão. Em 1678, a Paróquia já estava na classe das Paróquias Perpétuas.
A Matriz conservava, numa capela lateral, a imagem de Nossa Senhora da Conceição, que foi achada numa gruta de pedras, sítio “Focinhos do Cabo”, no lugar chamado “Tabuleiro”, junto ao cabo, pelo pescador Domingos André Ribeiro, no dia 24 de setembro de 1721, quando começou a ser venerada sob o título de Nossa Senhora Aparecida. A imagem media 26 cm e era feita de nogueira. Esta imagem foi roubada de nossa igreja em 23 de setembro de 1984.
Sob a direção da Paróquia, há também um prédio que serviu de “Convento de Franciscanos”, inaugurado a 13 de janeiro de 1676, que teve uma participação muito ativa no desenvolvimento da vida espiritual da paróquia, auxiliando o pároco nos trabalhos pastorais. Chegou a ter 30 frades, dos quais 18 eram sacerdotes, e noviciado de 1707 a 1763. Está sob a invocação de Nossa Senhora dos Anjos. Frei Vitorino, o último frade residente, morreu no dia 7 de agosto de 1872. Com a sua morte, foi encerrada a vida claustral, ficando o convento abandonado em ruínas e sofrendo muitos danos. Esse prédio foi tombado pelo Patrimônio Histórico, que iniciou sua restauração em 1949.
A Paróquia foi entregue, desde 1937, aos padres franciscanos, por um contrato entre Diocese e a Província do Sul, “ad nutum Santae Sedis”. Esse contrato durou 53 anos e foi cancelado pela Província Franciscana em 18 de março de 1990, voltando a paróquia a ser entregue aos padres diocesanos. A paróquia foi desmembrada em 22 de março de 1958, com a criação da Paróquia do Arraial do Cabo e em 18 de novembro de 1989, com a Paróquia de São Cristóvão, no mesmo município de Cabo Frio.
Atualmente, a Paróquia de Nossa Senhora da Assunção de Cabo Frio é servida por sacerdotes diocesanos que são responsáveis pela sua organização pastoral e administrativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário