Novena de Pentecostes
No dia da Padroeira, 11 de agosto, Santa Missa seguida de procissão pelas ruas próximas à capela.
HISTÓRICO DA COMUNIDADE SANTA CLARA
O Centro Comunitário Santa Clara, foi fundado em julho de 1987, por frei Márcio de Araújo Terra OFM e um pequeno número de irmãs franciscanas e outras pessoas da Comunidade que acompanhavam o grupo em visita as famílias rezando o terço a Maria Santíssima, e levando a Palavra de Deus aos irmãos pela leitura do Santo Evangelho, antes de ser inaugurada a Capela. O terreno onde foi construído o Centro Comunitário e Capela foi doado pela Prefeitura Municipal de Cabo Frio, sendo o prefeito o Sr. Alair Francisco Corrêa e a construção foi feita com o dinheiro que veio da Alemanha para ser aplicado numa instituição religiosa e comunitária. A primeira reunião com os irmãos foi realizada no dia 6 de julho de 1987 sob a orientação do frei Márcio. Foram organizadas as equipes de serviço dando início aos trabalhos da Comunidade.
Foram solucionadas as seguintes atividades:
Celebração de cultos dominicais às 9h da manhã ;
Santa Missa todos os segundos domingos de cada mês;
Distribuição de sopa para crianças nas quartas-feiras;
Catequese para crianças aos sábados, orientada pela Coordenação da Paróquia Nossa Senhora da Assunção;
Frei Márcio organizou a fabricação de picolés juntamente com os meninos da Comunidade e familiares que o ajudavam nesse trabalho dando condições aos menores para que trabalhando, ajudassem as suas famílias e também recebiam a doutrina religiosa, oravam e agradeciam a Deus pelo que recebiam. Nesse período, com o incentivo do frei Márcio entrou a COMAC, uma instituição mantida pela LBA (Legião Brasileira de Assistência) que prestou seus trabalhos em benefício aos menores carentes oferecendo cursos de aprendizagem para meninos e meninas e também para as mães que aceitaram esse trabalho e eram recompensadas juntamente com as monitoras.
Esse movimento durou 18 meses, sendo depois transferido para outro bairro.
O nome do “Centro Comunitário Santa Clara” foi escolhido pelas irmãs franciscanas e confirmado pelos irmãos e pelo frei Márcio, durante as comemorações do tríduo de Santa Clara em homenagem ao dia da padroeira, 11 de agosto de 1987.
Frei Márcio deixou esta comunidade em 1989 e a partir desta data ficamos sem assistente espiritual sendo a Comunidade atendida pelos Ministros Extraordinários da Eucaristia até 1990.
Com a chegada dos Padres João Luiz d’Assumpção e Márcio Durval Soares, que assumiram as celebrações das Missas aos segundos domingos de cada mês como era anteriormente e os Ministros Extraordinários da Eucaristia, o culto nos outros domingos, sob a orientação do Pároco Padre João Luiz.
A partir deste período as atividades da Comunidade cresceram com a Implantação da Evangelização 2000 e outros movimentos como: Grupo de Oração da Renovação Carismática Católica, Legião de Maria responsável pelo terço durante a semana, orações e visitas às famílias e hospitais. Os coordenadores dos movimentos formaram as seguintes pastorais: P. do Batismo, P. dos Enfermos, P. da Criança, P. do Dízimo, Dispensário, Catequese, Cruzada Eucarística, Catecumenato, Iniciação Cristã para Adultos, Grupo Jovem e Coral.
Com a direção do Pe. João Luiz e seus auxiliares, a nossa Paróquia cresceu muito na organização Pastoral e Administrativa nas Capelas e outras instituições: Projeto Rumo ao Novo Milênio, Caminhada Evangélica em busca das Indulgências com todas as Comunidades, Movimentos e Pastorais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário